quarta-feira, 12 de novembro de 2014

DE ONDE VEM A ENERGIA? (Ou para onde ela vai quando se esvai tão rápido?)

Energia, energia, energia!! Isso para mim é um bem caríssimo, raríssimo, que fico todos os dias buscando formas de tentar aumentar. Afinal, minha rotina (como a de muita gente) não é fácil. Trabalho pelo menos 8 horas por dia em um trabalho tradicional, isso só não me satisfaz, razão pela qual trabalho também com a minha embrionária marca de bolsas eco sustentáveis. Ainda inventei de fazer um curso maravilhoso de empreendedorismo criativo (ralei pra ganhar uma bolsa e ganhei), que tem uma infinidade de exercícios complexos e aprofundados. Fora a parceria que tenho com um escritório de advogacia amigo, que exige um pouco da minha dedicação às vezes. Fora a família que me demanda cuidados, presença. Sem falar na casa, que preciso limpar, organizar, cuidar pra que seja um ambiente agradável, aconchegante.

No meio disso tudo, o que me consome menos são os amigos e o namorado. Os primeiros por trazerem uma leveza e uma alegria renovadoras, dado o imenso prazer que demonstram com a minha companhia, E o segundo por não exigir nada mais mesmo, estar até mais pra lá do que pra cá, por achar injusto me cobrar mais do que minha rotina pode dar e por ter também a vida, os gostos e as empolgações dele, que em nada se confundem com as minhas. Aí ficamos juntos quando dá, desfrutando da companhia um do outro pra descansar.

Não é preciso imaginar que, com tanta coisa, eu nem sempre consigo cumprir e vivenciar tudo com a plenitude e excelência que eu gostaria e acabo me vendo frustrada e desanimada muitas vezes né?? Às vezes me pego achando que tenho algum problema, uma insatisfação crônica que nunca passa, originada na falta de energia pra fazer tudo que tanta gente faz tão bem.

Só que cabem aí duas reflexões: primeiro, não adianta se comparar com os outros. Só porque a colega de trabalho se levanta às 5;30 da manhã, vai nadar, depois faz meia hora de musculação, vai para o trabalho, onde produz absurdamente até as 7 da noite, depois ainda vai estudar pro mestrado em que conseguiu passar ano passado (ufa!), não significa que você é menos valiosa, empenhada ou inteligente do que ela. Talvez signifique apenas que você não está fazendo o que realmente de apraz. O que te move pra ter energia e vontade de levantar todo dia com alegria e motivação.

E não vá pensando que é fácil achar isso não... eu venho tentando há anos e ainda não descobri, embora tenha feito movimentos importantíssimos nessa busca. Vai ver você simplesmente não tem tanta energia vital como certas pessoas têm. O que há de errado nisso?? O problema é que somos diariamente bombardeados com comandos motivacionais (propagandas de TV, frases de fotos no Facebook, chefe, etc) que fazem parecer extraterrestre toda pessoa que não tem o mesmo ritmo de vida. Se sentindo um extraterrestre, então, você acaba se afundando numa rotina avassaladora, em uma busca esvaziada de conteúdos, simplesmente pra cumprir o check list da felicidade. Minha psicóloga falou essa frase outro dia e eu adorei! Mas e aí, faz sentido? Acho que não...

Segundo: acho que grande parte da razão de baixa da minha energia pode vir do fato de eu acabar dando muito mais atenção para algo que não está bom em minha vida do que deveria. O namoro não está bom e eu só penso nisso o tempo todo. Estou o tempo todo pensando em algo pra despertar o tesão dele, tornar nossa rotina menos rotineira, nossos encontros mais únicos. Com isso, por mais que eu finja fazer outras coisas ou viver os momentos rotineiros, eu não vivo. Estou apenas pensando em como poderia estar melhor. Se estou insatisfeita com o trabalho, mesma coisa: penso tanto em descobrir ou lembrar do que gosto mais, que não vivencio mais nada direito, não me sobra energia pra mais nada!! Nem alegria, prazer, nada...tudo se acaba no pensamento.

Com o trabalho eu já consegui dobrar bastante isso. Parei de pensar e comecei a agir, refletindo sobre a atitude e o sentimento que ela me trazia e não o contrário. Olhando pro agora ao invés de só pensar como seria. E é impressionante o tamanho da energia gerada!! Me surpreendi com a quantidade de coisas que me peguei fazendo. É claro que é uma situação de treino, pra se tornar sustentável. É claro que ainda me pego com o velho enraizado vício de me sentir sem energia e tempo pra nada. Mas pelo menos eu já aprendi a ver que consigo...

Falta então fazer esse exercício nas outra áreas da vida...mas vamos com calma e paciência, afinal, não somos produto do que a sociedade espera de nós, somos apenas nos mesmos, tentando ser melhores, felizes com sinceridade e plenitude. Energia aí então, não dobra, triplica!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário