sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Segredo é Entender de Gente

Pois é, essa é a questão que envolve a maior parte dos problemas de escritórios de advocacias, na minha opinião. Ontem eu conversava com dois colegas e um deles, estagiária quase formada de outro escritório, reclamando da dificuldade da chefe em lidar com ela e impor a liderança, lançou: o problema é que advogado não sabe lidar com gente. Uai, como assim, não sabe? Advogado não é o artista das ciências sociais aplicadas, não ajuda a desenvolver a democracia, defendendo pessoas em suas relações, fazendo valer seus direitos?

Sim, mas o que essa colega quis dizer foi que a maioria dos escritórios de advocacia não sabe gerir os recursos humanos que tem. E eu concordo, precisamos aprender a fazer isso, valorizar mais essa questão. Muita gente pode ficar brava com o que estou dizendo, mas a verdade é que o jogo de vaidades pessoais e intelectuais, a competição para ver quem é o melhor advogado dentro de uma sociedade, com associados e colaboradores, é grande. E isso faz com que chefes e coordenadores não saibam administrar a própria equipe, no sentido dos recursos humanos mesmo. Acabam preferindo mostrar ao sócio que sabem mais e fizeram uma revisão incrível no que o advogado subordinado fez, do que enaltecer as ideias iniciais daquele mesmo advogado, que deram origem, talvez, à tese que o chefe apenas aprimorou ou mesmo construiu junto.

Isso faz com que uma imensa leva de advogados se sinta desestimulada dentro dos escritórios onde trabalham, preferindo evadir para aqueles que tenham maior cunho corporativo e empresarial, se lançar na aventura de abrir o próprio escritório, ou mesmo se acomodar na situação vivenciada, tamanha a pressão e a competição para mostrar a melhor tese, a melhor sacada jurídica.

É por isso que eu acredito fortemente na implantação desses conceitos de gestão de recursos humanos dentro dos escritórios. Eles podem, com isso, formar excelentes profissionais e qualificar sobremaneira o seu corpo de advogados. Melhor assim do que perder talentos né? Sobre isso, segue uma historia interessante do Max Gehringer, já conhecida por muitos, mas bem ilustrativa do que estou tratando.

http://engenhariadegente.com/2011/04/o-segredo-de-raul-por-max-gehringer-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário