terça-feira, 1 de junho de 2010

Hummm... adoro bolo de cenoura!!

Nossa, preciso mesmo arranjar mais tempo para fazer as coisas que eu gosto, experimentar receitas, tentar, errar, comer as sobras. E me deliciar com o resultado quando dá certo! ai ai...olha só que perdição:

Ingredientes:
Massa
4 cenouras médias descascadas e cortadas em rodelas grossas
1 xícara (chá) de óleo de canola
2 xícaras (chá) de açúcar cristal
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda de chocolate
170g de chocolate meio amargo
190g de creme de leite fresco
25ml de conhaque (opcional) - aliás, deve ser um opcional que faz muuuita diferença!

Modo de Preparo:
Massa
Pré-aqueça o forno a 180ºC (fogo médio). Bata no liquidificador a cenoura, o óleo de canola, o açúcar e os ovos até obter uma mistura líquida e homogênea. Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo. Com a batedeira ligada em velocidade média, adicione lentamente a mistura de cenoura do liquidificador à farinha de trigo peneirada. Quando a massa estiver homogênea, junte o fermento peneirado. Bata pouco e lentamente. Coloque a mistura em uma fôrma untada com manteiga derretida e polvilhada com farinha. Leve para assar por cerca de 50 minutos. Faça o teste do palito: se sair seco, o bolo está pronto. Desenforme quando estiver morno.

Calda de chocolate
Com a faca, quebre e corte o chocolate em pedaços bem pequenos. Passe por um processador de alimentos até que fique bem moído. Reserve. Coloque o creme de leite em uma panela e aqueça até o ponto de fervura. Com o processador ligado, adicione o creme de leite, devagar, e processe até a mistura ficar homogênea. Não bata em excesso. Transfira a calda de chocolate para uma tigela e deixe esfriar.

A calda de chocolate deverá estar na temperatura morna, encorpada, mas ainda líquida, para ser usada como cobertura do bolo. Caso a calda endureça muito, aqueça um pouco em banho-maria até a consistência desejada.

Receita da chef pâtissèrie Kiki Felipe

Vale babar com essa foto linda:



Fonte: http://comida.ig.com.br/receitas/bolo+de+cenoura/r1237554438004.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário