quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Lixo Eletrônico

Há muito tempo que precisamos resolver, de forma institucional, o que será feito de nosso lixo eletrônico. Porque é fato: cada vez mais os eletrônicos (aparelhos que ligam na tomada, usam pilha, ou bateria) fazem parte da nossa vida e são descartados, pois têm "prazo de validade", ou porque surgiu algum substituto, dotado de mais praticidade e tecnologia.
De toda forma, não sabemos direito o que fazer com esse lixo e nem temos noção dos impactos que o seu descarte irresponsável pode causar à saúde e ao ambiente. Estou parecendo uma intelectual ambientalista falando, mas essa é mesmo uma questão de ordem que merece atenção!
Sobre isso, ouvi uma reportagem, esses dias, na CBN, falando de uma cooperativa de São Paulo, dedicada a colher dejetos eletrônicos e dar um fim adequado a eles: ou conserta e recoloca no mercado, ou recicla. Trata-se da Coopermiti, que atua em parceria com o poder público. Aparentemente muito bem organizada, ela oferece, além desse trabalho de descarte adequado, projetos de educação ambiental e capacitação profissional.
Ou seja, é muito bacana e já é um passo para começarmos a conscientizar nossos administradores públicos de que essa é uma necessidade premente. Vale a pena conferir o site:

http://www.coopermiti.com.br/index.html#

Nenhum comentário:

Postar um comentário