quinta-feira, 25 de março de 2010

Meio Passe para Estudantes

Impressionante! Hoje de manhã eu fiquei quase 50 minutos dentro de um ônibus...motivo: passeata de estudantes reivindicando o meio passe livre nos coletivos de BH. Eles começaram a manifestação na Paca 7, foram descendo pela Tupinambás e se concentraram em frente à Prefeitura, na Afonso Pena. Segundo as informações da CBN, eram mais de 3.000 estudantes secundários aguardando o atendimento de algum representante da prefeitura com quem pudessem se reunir e expor suas reclamações. Até as 10:30 da manhã, momento em que passei por lá, tal representante anda não havia aparecido, estando o trecho onde os estudantes pararam interditado pela polícia e o trânsito, um caos só! Para se ter uma idéia, eu peguei o ônibus em frente ao Fórum, no Barro Preto, e lá já se podiam sentir os reflexos...

Bom, relevados rodos os transtornos, é preciso elogiar a iniciativa desses estudantes. Uma reivindicação que mobiliza 3.000 adolescentes merece o respeito devido. Além disso, a causa é nobre, a maioria das capitais mais importantes do país tem o meio passe para estudantes e BH ainda está nessa. Na minha época, essa coisa de movimento estudantil estava em crise, como ainda está, mas mobilizações assim nos chamam a atenção, justamente pelo fato de estarem os estudantes de hoje completamente alienados de questões sociais relevantes. Ainda há jovens que canalizam sua energia para buscar algo maior. Eu participei um pouco disso, fui representante de turma e cheguei a obter algumas conquistazinhas na época de segundo grau. Saudoso Estadual Central! Escola de jovens que pensam e lutam pelo que desejam...pelo menos eu aprendi isso lá e tenho certeza de que, nessa manifestação de hoje, havia muita gente do Estadual.

Me perdoem os que se sentirem ofendidos com isso, mas a verdade é que, hoje, o que importa mesmo é o vinhozinho na praça da liberdade depois da aula, o esquema para pegar aquele cara gatinho e as festinhas às quais a galera já tem acesso. É por isso que eu elogio a atitude desses estudantes que causaram esse caos danado hoje, parabéns. É preciso apenas abrir os olhos, cuidar para o objetivo da passeata não se desvirtuar e se transformar em grande festa e motivo para matar aula. E que toda essa energia dos pré 20 anos possa convergir para um resultado positivo nessa infindável luta dos estudantes de BH.
Aliás, sobre o passe livre, eu descobri que se trata de um movimento organizado, nascido em Salvador, que tem até princípios norteadores! Achei interessante, quem quiser travar uma luta séria sobre isso, deve se nortear por esses princípios. Vale a pena dar uma olhadinha no site do Movimento Passe Livre:

E, enquanto essa batalha continua, nós, meros espectadores, continuamos chegando atrasados ao trabalho por causa de uma ou outra manifestação. Espero mesmo que dê resultado!

Obs.: Estou com uma dúvida danada: de acordo com a nova ortografia é meio passe ou meio-passe? Não sei, fiz uma pesquisa rápida e não descobri. Enfim, se um dia eu tiver certeza, coloco aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário