quarta-feira, 7 de abril de 2010

Petit Gateau

Ontem eu estava conversando com minha amiga, a Letícia, e descobri, surpresa, como se faz um petit gateau. É muito simples! E o melhor é que, no final da explicação, você fica com água na boca, de tão suculenta que é a imagem formada. Então, lá vai, do jeitinho que ela me ensinou:

Petit Gateau de Doce de Leite: (o grande segredo é o bolinho mesmo, o resto é adorno)

Primeiro, você mstura 100 gramas de manteiga com 200 gramas de doce de leite, no fogo. Depois, tira do fogo e bate essa misura com dois ovos, duas gemas e 1/4 de xícara de farinha de trigo. Fica uma massa líquida mesmo. Daí, você coloca a massa naquelas forminhas pequenas, tipo de empada (untada e enfarinhada) e leva ao forno alto e preaquecido por 8, 9 minutos. Não pode ser mais que isso, senão o bolo assa todo e perde aquele creminho que fica no meio. Na hora de tirar, o meio está mole e parece que vai escorrer todo quando você desenformar. Então, você vira a forminha e solta o bolinho em cima do prato. Terá se formado uma casquinha, consistente mesmo. E, para o nosso encantamento, quando você corta, sai aquele creme maravilhoso, de doce de leite, que nada mais é do que a massa que não assou!

Impressionante não é? Eu achei. Ainda não fiz, mas assim que eu experimentar, eu conto aqui...só sei que eu quase bado, de tanta agua na boca que me dá, só de imaginar.

Agora, interessante também é a história desse doce. Dizem que nasceu na França, por causa do nome. Mas eu já li que foi inventado por um cheff francês, que trabalhava nos Estados Unidos. Parece que ele errou a quantidade de farinha do bolo ou na temperatura do forno e deu no que deu. Engraçado é o nome, que significa só pequeno bolo em francês. Simples. Seja qual for a origem, o importante é que faz o maior sucesso aqui e é muito gostoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário